Saiba o que é e como você pode usar a Ouvidoria da Câmara Municipal de Comodoro

Órgão é um instrumento democrático de controle e avaliação do Poder Legislativo o qual qualquer pessoa ou entidade pode utilizar.

Pensando em orientar o público preparamos conteúdo que detalha qual a função da Ouvidoria e como cada pessoa interessada pode acessar esse canal de comunicação com a Câmara Municipal de Comodoro. Há várias maneiras para que o cidadão contate o órgão. Pode ser por meio do formulário no site: www.comodoro.mt.leg.br; pelo e-mail:ouvidoria@comodoro.mt.leg.br; por meio do telefone (65) 3283-1855 ou pessoalmente na sede da instituição.

Leia a matéria completa e não deixe de utilizar esse canal importante de participação popular!

Você sabe o que é a Ouvidoria?

A Ouvidoria da Câmara Municipal de Comodoro é um instrumento democrático de controle e avaliação que permite acompanhar, sugerir e comentar a atuação política dos representantes do povo, contribuindo para a construção e para o fortalecimento da democracia, com ética e transparência.

A Ouvidoria, dessa maneira, é um órgão de interlocução entre a Câmara Municipal e a sociedade, constituindo-se em um canal aberto para o recebimento de solicitações, pedidos de informações, reclamações, sugestões, e quaisquer outros encaminhamentos da sociedade, desde que relacionados à Câmara Municipal.

Conheça os benefícios da Ouvidoria!

A criação da Ouvidoria da Câmara Municipal de Comodoro estreita a comunicação entre a sociedade e o Poder Legislativo, permitindo que o cidadão participe do processo de elaboração e discussão das leis municipais. É uma maneira eficaz de demonstrar compromisso e comprometimento com a sociedade.

A Ouvidoria é o canal de comunicação entre o cidadão e o poder público. E o Ouvidor representa o cidadão, atuando na defesa de seus interesses. A figura do Ouvidor, está identificada com a proteção aos direitos individuais. E a Ouvidoria é o órgão interlocutor entre o poder público e a sociedade, recebendo sugestões, comentários, críticas, denúncias e incentivando a participação popular.

Para que serve?

A Ouvidoria é um espaço criado para o cidadão interagir com as políticas públicas. A criação do órgão é o reflexo das aspirações populares por maior participação e conhecimento da atuação do Poder Legislativo. É um instrumento democrático de controle e avaliação que permite acompanhar, comentar, sugerir e elogiar a atuação política dos representantes do povo, contribuindo para a construção e o fortalecimento da democracia, com ética e transparência. É uma ferramenta de consolidação da soberania e participação popular, onde o Ouvidor representa os interesses do cidadão junto à instituição. A Ouvidoria é um espaço de cidadania. Você pode participar enviando sugestões, comentários, dúvidas e solicitações.

Quem é o Ouvidor e como trabalha?

• O Ouvidor Parlamentar é o representante do cidadão no Poder Legislativo, a ‘ponte’ entre a sociedade e o poder público.

• Defende os interesses do cidadão e da instituição parlamentar, difundindo o papel do Legislativo e de seus integrantes.

• É um agente de transformação social e promotor da cidadania, facilitando a comunicação entre o poder público e a sociedade.

• Suas atribuições estão fundamentadas em princípios éticos.

• O Ouvidor recebe, analisa e encaminha para deliberação as manifestações dos cidadãos, sempre buscando soluções.

Como enviar mensagens para a Ouvidoria?

Saiba os tipos de mensagens que o cidadão pode enviar:

• Solicitações de informações e orientações: informações sobre proposições; orientações sobre leis em vigor.

• Sugestões: propostas para aprimorar os trabalhos do Poder Legislativo.

• Questionamentos ou Reclamações: queixa contra a prestação de serviços ou abuso de autoridade praticada por aqueles que representam o Poder Legislativo.

• Comentários: dúvidas, desabafos, críticas sobre temas variados e atuais, principalmente envolvendo atuação de políticos e agentes da administração pública.

• Elogios: agradecimento aos atendimentos realizados pela Ouvidoria e demais setores da Câmara Municipal.

É necessário identificar-se?

A identificação é fundamental para o recebimento da resposta. Nome e endereço completos são indispensáveis. Se tiver telefone ou e-mail é importante enviar, pois o sigilo é garantido. Denúncias anônimas não são aceitas.

Agora que você já sabe o que é e como funciona a Ouvidoria da Câmara Municipal de Comodoro, não deixe de utilizar esse canal importante de participação popular!