ASPECTOS HISTÓRICOS DA CÂMARA MUNICIPAL DE COMODORO/MT

A emancipação Político Administrativa de Comodoro se deu através da Lei Estadual 5000 no dia 13 de maio de 1986, tendo instaurado os trabalhos do paço municipal no dia 01 de janeiro de 1987 pelo Prefeito eleito Jair Benedetti e seu Vice Braz Marques Dias em um pequeno prédio alugado, para um mandato “tampão” de dois anos.

Devido às dificuldades financeiras para implantação do novo município, nesse primeiro ano de mandato, 1987, a Câmara funcionou numa sala da Prefeitura, recebendo auxílio e colaboração de servidores da mesma. O Legislativo foi instalado com 07 (sete) Vereadores, cinco homens e duas mulheres.

Em março do ano seguinte, 1988, a Câmara Municipal contratou uma servidora e alugou um espaço, com a mudança passou a funcionar na Avenida Paraná, prédio localizado na frente do atual consultório do Dr. Nivaldo – Dentista.

Esse período foi um dos mais importantes para o município, que por ser novo, precisava definir toda sua estrutura e contava com o trabalho incessante dos Vereadores para analisar e votar as inúmeras proposições de interesse da comunidade. O Presidente, Benedito Aparecido Pereira, conduziu com muito entusiasmo os trabalhos do Legislativo, assim como os demais Vereadores da época.

No segundo mandato (1989/1992), aumentou para 09 (nove) o numero de Vereadores, tendo apenas uma mulher na sua composição. Nesse período a Câmara mudou-se para um prédio maior, localizado na Avenida dos Estados, que depois passou a denominar-se “Confap”, que depois mudou a nomenclatura novamente para “Avenida Prefeito Valdir Masutti”, ponto comercial que atualmente funciona a Relojoaria “Arte & Joia” na frente do Posto Cidade.

Ainda nesse mandato, mudou-se para o prédio no outro lado da avenida, esquina com a Rua São Paulo, onde antes funcionava a Prefeitura Municipal, nesse local funciona atualmente a loja “Martinelo”.

No mandato seguinte (1993/1996) ocorreu outra mudança de prédio, a Câmara se instalou na segunda sala do imóvel do Hotel Romax localizado na Rua das Mangueiras, tendo permanecido aí até início do mandato seguinte (1997/2000) quando novamente se mudou para a Avenida Mato Grosso, esquina com Rua das Acácias, no prédio popularmente conhecido por prédio do Sr. “Osmar do Radiador”. A composição do Poder Legislativo nesse mandato havia apenas uma mulher eleita.

No início do mandato de 2001/2004, a Câmara mudou-se mais uma vez, sendo o endereço a Avenida “Prefeito Valdir Masutti”, esquina com a Avenida Espírito Santo, prédio da antiga Casa Nova, atual Drogaria “Poupe Já”, permanecendo neste local até o final do mandato seguinte (2001/2004).

No ultimo ano desse mandato de 2001/2004, por iniciativa do Presidente Climério Dutra Ribeiro, a Câmara mudou-se para o prédio próprio, onde permanece até os dias de hoje. As instalações foram ampliadas no mandato seguinte (2005/2008) na gestão do Presidente Wanderley Fernandes Pinto (Biênio 2005/2006), ocasião em que foram construídos o Plenário e 08 (oito) gabinetes para os Vereadores, sendo que o Presidente já contava com o seu gabinete.

Na gestão da Presidente Jandira Dal’Agnol (biênio 2011/2012 da gestão 2009/2012) foi construído o muro e também o estacionamento na frente do prédio. Durante o mandato 2013/2016, na gestão do Presidente José João Fernandes, foi reformado o Plenário “Comendador Luiz Grandi” com instalações modernas e adequadas aos padrões de acessibilidade.

Nas eleições de 2008 foram eleitas três mulheres a Vereadora, a maior representatividade feminina até então, vindo a se repetir no mandato de 2017 à 2020, que também foi composto por três Vereadoras.

Na eleição ocorrida em outubro de 2012, não foi eleita nenhuma mulher. É importante ressaltar que foi nesse mandato que aumentou o numero de Vereadores de 09 (nove) para 11 (onze).

Atualmente a Câmara Municipal de Comodoro/MT, conta com uma boa estrutura física e recursos tecnológicos adequados, atendendo as necessidades do órgão. O município é novo e tem uma economia caracterizada pela pequena produção rural, mas conta com grandes perspectivas de crescimento.